Pesquisar este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Moxaterapia - Moxa Bastão



A moxaterapia é uma técnica que consiste em aquecer os pontos de acupuntura pela queima de ervas medicinais.Especula-se que as origens da acupuntura e da moxabustão estejam na China, nas tribos da Idade da Pedra. Eram usadas ferramentas de pedra para furar a pele e tratar doenças.
Segundo os princípios de tratamento, as técnicas de moxabustão procuram tonificar as doenças crônicas de Frio. O calor remove a congestão dos vasos sanguíneos e move o QI (energia) e o sangue, que finalmente remove a dor; tem efeitos gerais de vasodilatação, aumentando a circulação, potencializando a nutrição e a atividade dos Zang Fu (órgãos/víceras). Os resíduos metabólicos, são removidos diminuindo, assim, o espasmo muscular e a dor. O aroma da moxa incandescente e das outras ervar pode sedar o paciente.
O tratamento com moxa sobre os pontos de acupuntura produz uma condução de calor diretamente para os tecidos mais profundos por meio das agulhas, podendo assim, aliviar a dor por vias diferentes:
1.    O calor diminui a viscosidade do sangue, aumentando o fluxo sanguíneo local, diminuindo a dor. A diminuição da viscosidade também aumenta a extensibilidade do colágeno, torna mais fácil alongar os tecidos fibrosos e conseqüentemente alivia a dor.
2.    O calor aumenta o metabolismo e a taxa metabólica. Isto leva a um aumento da atividade celular, acelerando o processo de restauração e cura; e a um aumento dos produtos do metabolismo, promovendo dilatação dos pequenos vasos sanguíneos e a aceleração da circulação.
Efeitos neurais: reflexo axônico, provocando uma vasodilatação; proprioceptores, diminuindo os espasmos musculares e a dor; e, receptores cutâneos de calor que têm um efeito analgésico e sedativo.

Nenhum comentário: